O projeto Beethoven é um aplicativo voltado para crianças com deficiências auditivas no processo de aprender músicas, e seus respectivos professores de músicas. Em parceria com as escolas, o aplicativo seria utilizado pelo professor em sala de aula, para acompanhar o desempenho dos alunos, e contaria com um objeto auxiliador. Já as crianças, podem usar o aplicativo em casa para praticar as notas musicais ou sentir a música indicada pelo professor, com seu cordão. O aplicativo conta tanto com mensagens e informações em Português quanto em LIBRAS (HandTalk), considerando diferentes particularidades de diferentes deficiências auditivas.
Como funciona?
Na escola:
Para o uso escolar, o aplicativo conta com uma versão para o professor e outra para o aluno. Em um primeiro momento da aula, o professor seleciona a música no aplicativo e o globo Ludwig, uma das duas partes físicas do Beethoven, vibrará conforme a música. As crianças poderão se divertir com as vibrações do globo, que captará as batidas da música através de um sistema Bluetooth entre ele e o aplicativo, e sentir a música.
Após essa dinâmica em grupo, os alunos estarão familiarizados com a música e poderão pegar seus instrumentos para aprender a tocá-la.
Dessa forma, o professor seleciona a música novamente no aplicativo e receberá respostas visuais na tela do aplicativo sobre o desempenho de cada aluno. A informação se o aluno está acertando as notas ou não aparecerá na tela nas cores verde (correto) e vermelho (errado) para o professor, sendo captada através da outra parte física do aplicativo: o Van.
Van é o cordão pessoal de cada aluno que contará com o sistema de captação das ondas sonoras emitidas pelo instrumento tocado. Ele é quem transmitirá por Bluetooth a informação das notas certas daquele aluno específico. Assim, o professor poderá auxiliar o aluno com dificuldades e acompanhar o aprendizado de cada um.
Em casa:
As crianças terão a oportunidade de utilizar o aplicativo em casa de duas maneiras: como recreação ou como prática. Para aproveitarem a música, elas selecionarão o botão “Sentir” e, com o auxílio do Van, poderão sentir as vibrações das músicas, em um momento de relaxamento. Para estudarem as notas musicais, elas serão direcionadas para a parte de “Praticar”, onde encontrarão as notas musicais na tela e receberão confirmações dos seus acertos e avisos de seus erros.
A ideia do aplicativo é justamente tornar a prática de música acessível para crianças com deficiências auditivas, visto que conforme pesquisas apresentadas anteriormente, sobretudo as do Instituto Rochester de Tecnologia, o cérebro de pessoas com deficiência auditiva capta as vibrações do som no mesmo lugar que as pessoas sem deficiência captam o som em si. Com o aprendizado da música e familiarização do som, crianças com deficiência auditiva podem se acostumar com músicas e aproveitá-las e recebê-las tranquilamente, como qualquer outra criança.
Telas de aplicativo em tamanho real e alta qualidade: G2_Beethoven_Telas - Google Drive
Comments