top of page
Foto do escritorVinicius Veras

Medico.exe

Com o avanço da tecnologia, principalmente a da comunicação, novos trabalhos foram criados e antigos ganharam novas modalidades. O objetivo desse texto é fazer uma reflexão crítica sobre a telemedicina, prática na qual um médico atende seus pacientes de forma remota e com auxílio de tecnologias. Essa modalidade é regulamentada e só pode ser exercida por profissionais cadastrados em conselhos de medicina.

Pensando no momento atual, esse tipo de consulta tem um importante impacto no isolamento social. Com um indivíduo pode fazer check up sem precisar pôr a si mesmo ou outras pessoas em risco, uma vez que ela pode fazer tudo isso no conforto de sua casa. Além disso, por conta de diminuir os hospitais com situações de suspeita ou consideradas de baixa emergência a telemedicina possibilita um número maior de vagas para pacientes com problemas mais graves.

É importante acrescentar que o avanço tecnológico proporciona importantes cenários para essa área. Com a tecnologia vestível é possível traquear informações sobre a saúde dos pacientes a todo o momento e assim prevenir ataques cardíacos, episódios de hipoglicemia e outros males. Outra forma que esse avanço impacta a saúde, é na área da cirurgia.

A telecirurgia permite ao médico, movimentos mais precisos e um ambiente mais esterilizado. Contudo, todos esses avanços só trazem os impactos positivos mencionados acima se forem a exceção e não regra. O contato humano é muito importante para que o indivíduo se abra na hora da consulta e a tela do computador pode deixar de passar esse tipo de impressão. Além disso, nem toda a população mundial tem acesso à internet e caso isso vire a regra a saúde irá virar uma área segregada para alguns.

13 visualizações0 comentário

留言


bottom of page