top of page
Foto do escritorVinicius Veras

Quando um toque faz toda a diferença

Atualizado: 23 de out. de 2020

Iniciei a pesquisa para apresentação de g1 utilizando o Behance para entrar em contato com projetos que utilizam os sentidos. Haviam inúmeras idéias interessantes e dentro delas o Bei foi a que mais me chamou a atenção.


O que é? e Porque:

O Bei – A touch of life, ele consiste em um conjunto formado por uma pulseira e uma pequena estação e tem como objetivo criar um vínculo afetivo entre recém-nascidos que por alguma circunstância não podem ter muito contato físico e seus pais. Por meio desse vinculo, o projeto busca ajudar os pais a passarem pela experiência de ter que passar semanas ou até meses distantes de seus filhos ao mesmo tempo que permite os bebes escutarem as vozes dos seus pais. Essa última parte é de extrema importância porque além de acalmá-los ao longo de sua estadia na UTI, esse tempo afastado pode dificultar o aprendizado da fala.


Como funciona:

Como dito anteriormente, o Bei é um conjunto que possui dois dispositivos. O primeiro é uma estação feita para ficar próxima a incubadora do hospital, dentro dela há uma câmera que capita os movimentos dos recém nascidos, um microprocessador transmitindo aos pais o que foi capitado pela câmera e um alto-falante que reproduz o que foi dito pelo pai ou mãe ao bebe. Já a pulseira de silicone é a parte que fica com os responsáveis do neonato, por meio de atuadores hápticos traduz os movimentos capitados pela estação em estímulos táteis ao redor do pulso do usuário e um microfone.


Motivações e Mortificações:

Escolhi falar sobre esse projeto porque um parente bem próximo já vivenciou essa situação, era nítido o quão ela ficava preocupada em ter que ficar tão longe e ter tão pouco contato com sua filha por quase meio ano. Ver que há gente usando o design pra trazer respostas a esse tipo de problema me anima a continuar estudando. O Bei já é um projeto extremamente robusto e difícil de criticar, talvez o próximo passo a ser dado pela equipe responsável seja que essa sensação tátil experimentada pelos pais seja mais realista e que o recém-nascido também possa experiênciar algum estimulo desse tipo.



16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page